12/09/2010

Período Sabático

Algumas empresas adotaram o periodo sabático de uma maneira moderna e que me parece bem eficiente
Inspirado no shabbath judaico, a prática estreou oficialmente no mundo corporativo em 1880 como uma contrapartida da Universidade de Harvard para manter o filósofo Charles Lanman em seu quadro de docentes. Pela proposta, o professor teria direito a um ano de descanso remunerado a cada seis anos de trabalho.

A idéia é parar tudo e se dedicar ao estudo,profissional e espiritual, ficar longe do stress, é mergulhar de vez em si mesmo, é planejar e se organizar, aventurar-se, descobrir seus limites, a palavra é renovação.
“Muitos só conquistam essa pausa necessária quando acontece uma tragédia, como um problema grave de saúde”, afirma o consultor Herbert Steinberg, autor do livro "Sabático – um tempo para crescer".

A proposta do período sabático é exatamente levar o profissional a uma jornada para dentro dele mesmo. “É um tempo para sair da rotina, exercer uma vocação diferente ou trabalhar na construção de se rever”, afirma Steinberg. “É um tempo para crescer e para olhar a sua vida de fora”.

Isso não significa que o sabático implica em “jogar tudo para o alto” de uma hora para a outra. Ao contrário. A decisão exige planejamento prévio e um bom senso com relação a toda a trajetória profissional – incluindo as perspectivas de retorno ao mercado após esse período.

Recomenda-se um preparo de seis meses a um ano antes da viagem. O planejamento passa por organizar as finanças para passar um tempo sem receber salário integral, discutir com a família como será o período longe da rotina corporativa e negociar com sua equipe de trabalho.

Como dita a tradição judaica, cujo shabbath é realizado no último dia da semana, a ideia do sabático vale para períodos em que se encerra um ciclo da vida. “A escolha do momento ideal não é cronológico, mas é lógico”, diz Figueiredo, da DBM. “O profissional precisa já ter construído uma boa reputação naquilo que faz, ter uma grande rede de relacionamentos que o apóiem, além de um patrimônio de bens”.

No caso de Figueiredo, o sabático surgiu em um momento de virada na carreira. Após trabalhar como engenheiro de uma grande corporação, Figueiredo, então com 35 anos, decidiu partir para a area de consultoria de carreira. Para se preparar profissional e pessoalmente para isso deu uma pausa na carreira corporativa por sete meses. “Fiz terapia, li muitos livros, estudei muito e entrei para o curso de Psicologia”, conta.

Ter um objetivo claro é essencial para quem quer fazer o sabático. “O profissional não deve ficar babando, olhando pro teto. É preciso ter uma atividade estruturada, com início, meio e fim”, diz Steinberg. Figueiredo complementa: "Precisa ser um tempo para que ele revisite toda a sua história e faça uma síntese do que procura pela vida".

" A VELOCIDADE COM QUE AS MUDANÇAS ESTÃO ACONTECENDO NO MUNDO E NAS EMPRESAS ESTÁ AFETANDO A ESTRUTURA EMOCIONAL DAS PESSOAS"

Fontes: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-voce-precisa-saber-sobre-periodo-sabatico?page=1&slug_name=o-que-voce-precisa-saber-sobre-periodo-sabatico
Revista exame página 196 da edição 719

Nenhum comentário: