4/07/2010

CURRÍCULO ESTENDIDO




Matéria de capa do encarte Empregos do Jornal Folha de São Paulo


Também em PDF Clique Aqui








CURRÍCULO ESTENDIDO


Internet exige documento detalhado

Empresas usam buscadores que podem eliminar candidato de seleção por uma palavra

Rodrigo Capote/Folha Imagem


A "web designer" Débora Domingues mostra currículos on-line e impresso

ANDRÉ LOBATO

DA REPORTAGEM LOCAL

Até pouco tempo, os currículos tinham que ser sucintos porque eram lidos por recrutadores apressados. Agora, a tendência é que fiquem maiores -ao menos na internet- para serem captados pelos programas que buscam esses documentos por meio de palavras-chave definidas pelo RH.

"Um [documento] impresso com mais de três páginas não é bem visto, mas, quando o postamos em uma ferramenta on-line, quanto mais informação, melhor", avalia Carolina Machado, analista de recursos humanos da prestadora de serviços de comunicação NET.
Em vez de pegarem um currículo de cada vez, os gestores acessam o banco de dados de uma provedora, como a Vagas.com.br, a Curriculum ou a Manager, e fazem uma busca por objetivos profissionais, localidade ou últimas empresas pelas quais o candidato passou.
O diretor de marketing da Vagas.com.br, Luís Testa, afirma que não colocaria no papel uma empresa na qual estagiou há 15 anos. "Mas uma companhia pode querer quem já tenha passado por ela. Na internet, eu posso pôr", argumenta.
O criador da Curriculum, Marcelo Abrileri, explica que, até recentemente, o currículo era preenchido tendo em vista uma pessoa -o recrutador.
Agora, explica ele, o profissional deve escrever com dois objetivos: ser selecionado pelo sistema de busca e atrair quem o contrata.
Uma das pessoas que avaliam currículos depois que eles foram filtrados por máquinas, Ellen Macedo, gerente de recrutamento da consultoria Deloitte, afirma que "o ideal é que o candidato liste a maior quantidade de informação possível". "Quanto mais preencher, mais teremos chance de conhecê-lo", avalia Macedo.
É o que faz a "web designer" Débora Domingues, 28, em seu currículo virtual. "[Ele] é mais completo, com palestras e até cursos on-line", afirma.
Macedo faz uma ressalva no preenchimento. "Ninguém quer ler um currículo de 15 páginas que conta desde o jardim de infância até o doutorado."
"A internet obriga a ser um pouco mais específico", complementa Carla Sauer, diretora de RH da empresa de alimentação Sodexo, que também contrata após triagem digital.

Objetividade continua

Algumas regras do currículo, no entanto, foram mantidas. O cargo, por exemplo, é apenas um título, ensina Macedo. "Já as responsabilidades podem variar. [Por isso], descreva bem suas funções", orienta.
Os objetivos profissionais também crescem. Há palavras diferentes para o mesmo significado, como secretária da presidência e secretária bilíngue.
"No papel, coloco três; no site, dez", conta a auxiliar administrativa Priscila Martins, 28.